terça-feira, 14 de agosto de 2012

Resenha crítica do filme Quase Deuses





ATIVIDADE CURRICULAR: FORMULAÇÃO DE RESENHA CRÍTICA DO FILME QUASE DEUSES
REFERÊNCIAS

QUASE deuses. Direção: Joseph Sargent. Roteiro: Peter Silverman e Robert Caswell. Produção: Mike Drake e Julian Krainin. Interpretes: Alan Rickman; Mos Def; Mary Stuart; Kyra Sedgwick e outros. Hollywood, EUA: HBO, 2004. 1 DVD (110 min.), son., color.

BASTOS, C., KELLER, V. Aprendendo a aprender: Introdução à Metodologia científica. 16ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

DALBERIO, Maria Cecília Borges., DALBERIO, Osvaldo. Metodologia Cientifica Desafios e Caminhos. 2ª Ed.: Editora Paulus, 2009.

COTRIM, Gilberto. Historia Global Brasil e Geral. 8ª Ed: Saraiva, 2007.

1863: Estados Unidos abolem a escravidão - http://www.dw.de/dw/article/0,2144,372001,00.html
(acessado em 03/04/2012)

Líder pacifista negro norte-americano MARTIN LUTHER KING
http://educacao.uol.com.br/biografias/martin-luther-king.jhtm
(acessado em 03/04/2012)

Quase Deuses – Resenha
http://filosofojr.wordpress.com/2010/06/25/quase-deuses-resenha/
(acessado em 03/04/2012)
           
Crítica ao Filme "Quases Deuses"
http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/critica-ao-filme-quases-deuses/28323/(acessado em 03/04/2012)

Hoje na História: EUA oficializam abolição da escravatura
http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/2314/conteudo+opera.shtml
(acessado em 03/04/2012)



SOBRE O DIRETOR: Josep Sorgent

Nascido em Nova Jérsei no ano de 1925, Joseph Sargent foi registrado como Giuseppe Danielle Sorgente, e adotou aquele nome para acompanhar sua carreira artística, na qual se destacou como diretor – embora as profissões de ator e de produtor também tenham feito parte de seu currículo. Atualmente, ele trabalha em Los Angeles, no American Institute Film. Entretanto, ele começou a fazer direção de filmes na década de 50, tendo feito seu primeiro longa-metragem em 1969, Colossus: The Forbin Project. Ganhou o prêmio Emmy por quatro vezes, além de em 2005 receber o Directors Guild of America Directoral Outstanding Achievement. Joseph Sargent é o diretor do filme “Quase deuses”, que é baseado em fatos reais e tem duração de 110 minutos, de forma a estar dividido em 16 capítulos.

Quase Deuses: Uma visão social da ciência

Quase Deuses narra a historia de Vivian Thomas um homem negro que enfrentou dificuldades durante toda a sua vida em decorrência da sua raça. Na crise de 1929 (EUA) Vivian perde seu emprego e todas as suas economias. Consegue emprego como zelador no laboratório do Dr. Alfred que logo percebe a capacidade autodidata que o pobre homem possui, juntos desempenham trabalhos de pesquisa com cirurgias cardíacas. No decorrer do filme é colocado implicitamente a polêmica Segregação Racial daquele país, o personagem não consegue cursar medicina como pretendia desde sempre e nem ter seus trabalhos na área reconhecidos. Só no final do longa-metragem ele consegue o titulo de Doutor.
A trama se inicia em 1930, ano em que a crise se alavancava. Foi a maior crise da historia do capitalismo. Não há como comparar esta crise com as contemporâneas. Aconteceu 10 anos após a Primeira Guerra mundial e 10 anos antes da segunda. No contexto da primeira os Estados Unidos se mantiveram como uma potencia neutra... Ao fim da mesma a Europa era um continente acabado e os EUA se posicionaram como auxiliador, ou melhor, como explorador dos países em situação de emergência. A indústria americana funcionava desenfreadamente e sem que eles percebessem (em 1928) a indústria européia se reergueu e desfez os tratados de importação. Com isso as empresas se mantiveram com excesso de mercadoria o que representou a falência e o desemprego de muitos. Para o sistema capitalista isso significa CRISE. Ainda no contexto histórico do filme há ainda o momento a revolta do Dr. Alfred em relação à guerra, que o impossibilita de adquirir um respirador, ferramenta essencial no trabalho de pesquisa que ele desejava realizar.
            Mergulhando nos procedimentos dos métodos científicos, desde observações, afirmação de hipóteses e experimentações (como seqüência BASTOS e KELLER) o filme introduz no telespectador a tensão da pesquisa. Por meio de simulações Vivian faz cirurgias em cães com o objetivo de buscar soluções para problemas nos seres humanos. É posto em evidência, atrelado a isto, o conhecimento religioso, percebido em uma cena que mostra um casal indo pedir opinião ao padre a respeito da cirurgia que poderia ser realizada em sua filha, o padre afirma que o homem não pode operar milagres o que caracteriza um conhecimento dogmático, ou seja, religioso.
            No filme é evidenciada a capacidade social dos cientistas. O Dr. Alfred desenvolve pesquisas buscando a ampliação das formas de cura ou recuperação de seres humanos. Com um alto nível profissional ele se indigna ao perder um paciente uma vez que, para ele, sempre há uma solução. No momento em que eles encontram a cura para a Síndrome do Bebê Azul é mostrado o caráter desafiador do conhecimento cientifico em que mesmo diante de descrédito dos colegas médicos Vivian e o “Doutor” revolucionaram a medicina americana. Para o entendimento da trama é necessário conhecimentos da historia americana e mundial. Para um telespectador mais a assíduo é interessante ter conhecimentos prévios da relação entre o conhecimento cientifico, empírico e religioso, uma vez que estas são as vertentes que o filme deseja abordar.
            De forma geral o filme tem qualidade de produção e roteiro. É mostrado muito do que aparentemente se desejava pelo diretor, ao final do longa, mesmo os leigos, tem uma visão a respeito da discriminação, da pesquisa cientifica, da dificuldade para algumas classes cursar uma faculdade. O filme é feliz quando coloca uma situação de hipótese e experimento lado a lado. Durante o enredo podemos observar que foram propostos vários métodos para se realizar a cirurgia em animais e testar cansativamente esses métodos para provar sua validade científica. Após constatar uma falha no método fizeram uma re-análise e procuraram melhorias. Podemos destacar também que o resultado método cientifico é somente aceito após a pesquisa, o estudo e a experimentação.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário